quarta-feira, 4 de abril de 2012

De que forma o Tantra pode tratar ansiedade e problemas emocionais?

As práticas sensoriais do Tantra, bem como suas meditações sociais, permitem um melhor equilíbrio hormonal, afetando todas as esferas do ser: corpo, mente, emoções e espírito, diminuindo as ansiedades, as depressões, as angústias e restabelecendo a auto-confiança e a auto-estima.



O Tantra fala de 8 hormônios especiais, ligados à transcendência, ao prazer, ao estado de plena felicidade. Muita gente não sabe que a origem da palavra orgasmo provém do grego, orgasmós, e se refere aos humores do corpo, aos líquidos orgânicos e em especial, aos hormônios. Tudo o que acontece no nosso organismo é de natureza bioquímica. Todos os sentidos físicos atuam em corpúsculos sensoriais que alteram a bioquímica do corpo. Por exemplo, as cores são reações bioquímicas. Azul, verde, amarelo, vermelho são pequenas frequências do imenso espectro de frequências que existem no universo, com as quais mantemos relações. Uma árvore possui folhas realmente verdes? Não, (rsrsrsr) por mais difícil que seja acreditarmos nisso, ver o verde das copas das árvores, enxergar seu colorido, ver suas flores desabrocharem no tom vermelho ou amarelo, ver a cor de seus frutos é algo apaixonante e poético. É difícil entnder o mundo sobre o ponto de vista bioquímico, é melhor a gente nem falar nisso pois isso poderá afetar os nossos sonhos...
Pois é... também acho... mas o fato é que para enxergarmos as cores precisamos de agentes sensoriais (milhares deles em cada olho) chamados de "Cones". Já a visão da penumbra e das sombras necessitam de outros agentes sensórios localizados no olho, os "bastonetes"...

O som é uma reação bioquímica, os odores e cheiros que sentimos ao longo do dia são reações bioquímicas, o tato depende de agentes sensórios relacionados às sensações mais suaves (complexos de Meissner) ou das mais profundas (complexos de Walter Paccini). As sensações de dor ou prazer dependem das terminações nervosas livres e por aí vai. Nossos órgãos sexuais (tanto os masculinos como os femininos) possuem as terminações nervosas mais complexas do nosso corpo, com uma tecitura (olha só, a palavra Tantra significa tramas, tecido, que coincidência não?) muito especializada e única em nosso corpo. São os tecidos mais adensados que possuímos.

Há muitos anos atrás, quando fiz uma formação em Iridologia, ouvi um médico dizer pela primeira vez, que a Íris era a parte mais reflexa do organismo, por possuir cerca de 3 mil terminações nervosas e sensoriais. Fiquei pasmo ao saber, tempos depois, que a glande clitoriana possuía entre seis a oito mil terminações nervosas sensoriais, quase o triplo da íris. A glande peniana possui cerca de 6 mil terminações nervosas sensoriais. Porque? Porque a natureza pródiga e materna dotou-nos dos agentes sensoriais mais ricos e prósperos exatamente em nossos genitais? Qual seria a finalidade disso? Quando penetrei no universo tântrico, aprendi que há uma relação (com feixes de nervos, inclusive) entre a glande peniana e a glande clitoriana e a próstata no homem e a Glândula de Grafemberg nas mulheres. Sim, apesar das controvérsias provocadas pelos pesquisadores (homens), que não têm absolutamente nenhum interesse em que a tal da Glândula de Grafemberg seja descoberta (pra que? deixa quieto...) e reconhecida - a Glândula realmente existe e é facilmente identificável. Nos meus cursos no Metamorfose eu peço aos meus alunos que passem a língua na parte superior do céu da boca, no palato e sintam uma certa rugosidade presente no palato. Pois bem, essa mesma rugosidade existe na superfície da glândula de Grafemberg que, ao ser devidamente estimulada entumesce-se e se expande até parecer uma amêndoa de tamanho razoável. Ela é composta do mesmo tecido prostático, pois sobreviveu à formação da próstata. Sim, isso mesmo, da próstata. Veja, se você olhar um embrião humano aos dois meses, vai constatar que é impossível discernir o sexo (gênero) naquele organismo em desenvolvimento. Durante as oito primeiras semanas de gestação, todos os embriões parecem ser meninas. Por volta da sétima semana, se o embrião tiver dois cromossomos X (feminino), continuará se desenvolvendo como menina. Se tiver um cromossomo X e outro Y (masculino), começará a produzir testosterona, que estimula o crescimento de características sexuais masculinas. Hummm, não sei não, acho que andaram manipulando aquele certo conto da carochinha,que inclusive foi colocado na gênese, na Bíblia, de onde a Eva foi criada da costela do Adão. Na prática, tirando essa visão patriarcal da criação humana, nós, homens, na verdade saímos do corpo de uma mulher, literalmente, e não estou me referindo ao ventre ou à vagina da nossa mãezinha, é que antes de sermos homens, por 8 semanas, também fomos mulher...

Bom, sobre o que eu estava falando mesmo?

Ah, sobre o clitóris e sua inervação complexa (depois eu vou falar mais um pouquinho mais sobre a glândula de Grafemberg, sobre a ejaculação feminina e sobre a qualidade de alguns músculos ejaculadores especializados, aderentes ao canal da uretra, no corpo feminino). Bom, existem ramificações nervosas que vinculam o clitóris à Glandula de Grafemberg, aos mamilos e à Glândula Pineal. Bom, há cerca de pouco mais de dez anos atrás a medicina descobriu os incríveis poderes da Oxitocina ou Ocitocina. A Oxitocina tem relação com o clitóris e com os mamilos, tanto das mulheres quanto dos homens. A ocitocina, oxitocina ou oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (Neuroipófise), e tem a função de promover as Contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. Até a cinco ou seis anos atrás, mais ou menos, era apenas isso que se creditava a esse Hormônio, inclusive diziam que era o Hormônio da gestante, da lactação. Hoje esse conceito mudou e muito, existem incontáveis estudos disponíveis na internete e quem tiver fluência em inglês recomendo que pesquise sobre o assunto pois esté ligado ao trabalho com o Tantra. 

Pois bém, descobriu-se que esse hormônio ajuda as pessoas a ficarem juntas por muito tempo, é um dos principais componentes bioquímicos do amor, da paixão, da transcendência. É esse hormônio que faz as pessoas ficarem juntas, próximas, afetivas, amigas. Também é um hormônio ligado ao que as pessoas sentem ao por exemplo, abraçar seu parceiro de forma amorosa, ou de amigos muito próximos que deseja manter mais próximos ainda.

De acordo com um estudo da Universidade de Zurique, caso a ocitocina (sintéica) seja pingada no nariz de pessoas prestes a começar uma discussão ela automaticamente diminui a produção de cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse da discussão. A ativação do córtex insular e cingular anterior e do núcleo paraventricular foi observada como precursora da produção de oxitocina no hipotálamo e sua consequente liberação pela hipófise posterior. Esse hormônio é o grande responsável pela sensação de prazer quando a mãe tem o seu bebê e também quando o pai segura o seu filho nos braços. Ele está presente também em todas as situações em que a pessoa rememora essa lembrança filial ou maternal. Hoje em dia, vários especialistas a denominam como o "Hormônio do Amor". Pesquisas recentes demostraram que, assim como a prolactina, a concentração de ocitocina aumenta 40% depois do orgasmo (comum), imagine a alta dosagem de ocitocina num orgasmo terapêutico, que pode durar de 15 a 40 minutos, em atendimentos individuais no Centro Metamorfose. 

Mas não é só isso, em nossas pesquisas no Centro Metamorfose, observamos que a estimulação tecidual nesses organismos altamente especializados de prazer, o clitóris e a glande peniana, promove um aumento acentuado nos níveis de serotoninas e endorfinas, que interagem com a presença da ocitocina causando um elevado grau de prazer que se manifesta na passagem das horas, durando de 3 a 4 dias para se dissolver no cotidiano dos dias. 

O grande paradoxo é que a grande maioria de remédios que são receitados pela classe médica atuam exatamente nos neurotransmissores responsáveis pela transferência de informações sensoriais nos axônios, nas quais as serotoninas (5HT) têm um papel importantíssimo na transmissão de informações sensoriais.

Eu recomendo àqueles que atravessam uma forte carga de experiências com efeito colateral causador de depressões, ansiedades, síndromes de pânico, insônia, síndromes nervosas, a experimentarem as massagens tântricas disponíveis no Centro Metamorfose ou participarem de nossos grupos de Tantra, do Caminho do Amor. Temos agenda programada em nosso site.

No nosso trabalho damos suporte aos casais para que conheçam novos aspectos da sexualidade sagrada, segundo a Visão Tântrica do Caminho do Amor, de forma a que possam restaurar o mais importante papel contribuinte da harmonia de um casal: a sua sexualidade. Sem o sexo saudável com intimidade e amor, a pessoa humana mingua, fenece e se prende a situações torturantes e fortes pesadelos, difíceis de resolver. 

Muitas situações na vida de um casal podem ser restauradas, com a cumplicidade e o carinho que duas pessoas que se amam e se respeitam podem emprestar uma à outra, para resgatar a sua dignidade pessoal e fortalecer as suas relações.

Todos os profissionais do Centro Metamorfose estão disponíveis para ajudá-los com boas orientações a respeito do Tantra. Eu mesmo me coloco à sua disposição para auxiliá-lo no que for necessário.

Deva Nishok

Nenhum comentário:

Postar um comentário